Blog Skype Facebook Twitter
 


Emagrecer comendo pimenta e tomando chá. Será possível? 
(Mara Andréia Valverde)

Todos estamos sempre buscando manter a forma e a saúde. Mas com todas as demandas profissionais e pessoais isto parece ficar a cada dia mais distante da realidade. Nesse contexto, é sempre bom saber que é possível contar com a ajuda de alguns aliados para facilitar nosso trabalho.

Alguns alimentos como o chá verde e a pimenta vermelha estão sendo estudados por grupos de pesquisadores de todo o mundo como os mais novos companheiros na luta contra os quilos a mais. Mas,...Espere um momento! Não se trata de nenhum tipo de pó de pirlimpimpim moderno.

Estudos científicos tem comprovado a ação termogênica destes alimentos. Isto significa que sua ingestão aumenta o gasto energético diário. Mas eles não são uma solução mágica para quem tem problemas com o peso corporal.

A pimenta, por exemplo, contém uma substância chamada capsaícina que promove a perda de peso, porém é muito difícil para as pessoas suportarem a dosagem diária necessária para que a pimenta possa fazer. Se você se considera capaz, boa sorte! Antes de começar, esteja certo de que você não apresenta nenhum problema com a ingestão de pimentas, como hipersensibilidade.

Quanto ao chá verde, um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition demonstrou que este tem efeito sobre a perda de peso e a porcentagem de gordura corporal. Isso ocorre porque o chá verde aumenta a termogênese e a utilização da gordura presente no tecido adiposo, como fonte de energia. Este efeito é conseguido por dois grupos de substâncias funcionais: as catequinas e a cafeína.

Para que você possa se beneficiar do consumo desse chá, tradicional entre os orientais, é importante levar em consideração alguns conselhos:

Primeiro: estudos têm demonstrado perda de peso (1 kg em um mês) moderada, com o consumo de 600 ml a 1 litro de chá por dia.

Segundo: este efeito só pode ser conseguido se a ingestão de chá for constante (diária) e por um longo período de tempo. Se você realmente está disposto a entrar nessa, comece a pensar em criar o hábito de tomar este chá diariamente.

Terceiro: como o efeito do destes alimentos não é muito pronunciado (o uso do chá promove perde de 1 kg por mês), é importante controlar a alimentação para não haver compensação de calorias. Ou seja, a perda de peso por ação do chá pode não ocorrer se houver um aumento leve na ingestão de alimentos no mesmo período.

Voltar para o índice de artigos.