Blog Skype Facebook Twitter
 


Diga-me o que você come e eu te direi quem você é!
(Mara Andréia Valverde)

Tradicionalmente, acredita-se que o alimento pode influenciar na saúde humana por meio dos nutrientes que ele contém. Entretanto, pesquisas recentes têm demonstrado que uma refeição pode estimular a liberação de uma série de hormônios com poder de afetar a transdução e a função dos genes presentes nas células do organismo. Um estudo da Universidade de Kuopio na Finlândia demonstrou que dietas com diferentes efeitos sobre as concentrações de insulina podem provocar mudanças na expressão genética de seres humanos. A pesquisa demonstrou que entre os indivíduos que consumiram dieta que promove a liberação de pequena quantidade de insulina na circulação, 71 genes mostraram expressão diminuída. Já entre aqueles que consumiram dieta que provocava grande elevação da insulina plasmática, houve aumento na expressão gênica de 62 genes. Os genes estudados estão envolvidos com o controle da insulina no organismo e estão envolvidos com o surgimento de doenças como a diabetes e com a apoptose (morte celular programada).

Estas pesquisas demonstram cada vez mais que cuidar da alimentação é importante não só para manter o equilíbrio de nutrientes no organismo, mas também porque uma dieta saudável previne a instalação de doenças como a obesidade e o diabetes pois é capaz de alterar inclusive a expressão genética do ser humano.

Assim, mais do que nunca que comer de maneira responsável é fundamental para ter uma vida longa e feliz!

Voltar para o índice de artigos.